
01/04/2021 Geral
Estilo Clássico Feminino – O que é e como usar!
O estilo clássico feminino é o preferido das mulheres elegantes, que gostam de se vestir não com aquilo que é tendência atual no mundo da moda, mas sim com as peças que nunca vão ser consideradas ultrapassadas.
Como já comentamos aqui no blog, em nosso post com os 7 tipos de estilo universais, a mulher clássica é aquela que usa de seu estilo para passar uma mensagem de seriedade, maturidade e confiança.
Você se identifica com esse visual ou quer aprender mais sobre ele? Então confira as dicas que separamos aqui para você! Nesse post, vamos te mostrar um pouco mais sobre o estilo clássico, apontando algumas peças e acessórios que não podem faltar no seu guarda-roupas e inspirações para usá-lo nas diferentes ocasiões do dia a dia. Vamos conferir?
Entendendo melhor o estilo clássico
As mulheres que seguem o estilo clássico usam sua imagem pessoal – muito além das peças de roupas e acessórios, mas seus penteados, maquiagem e até a forma de andar, falar ou gesticular também – para transmitir uma mensagem de confiança, seriedade, franqueza e maturidade. Resumindo em uma só palavra: autoridade.
Geralmente, é o estilo que as mulheres executivas gostam de seguir, pois atende de forma ideal e cheia de elegância as exigências de vestimenta que escritórios, reuniões de negócios e eventos corporativos normalmente têm.
Imagine uma advogada ou uma grande empreendedora renomada no meio corporativo, e provavelmente você imaginará uma mulher de estilo clássico!
O nome “clássico” vem justamente da preferência que essas mulheres têm por peças icônicas e tradicionais, consagradas há muito tempo pela moda e que nunca serão consideradas ultrapassadas. Por isso, esse é um estilo que abre mão das tendências do momento e se atém àquilo que jamais deixará de ser vigente.
Peças que não podem faltar no guarda-roupas clássico
Linhas retas, tons sóbrios, peças essenciais e aquele toque de alfaiataria que deixa qualquer look carregado de sofisticação. Conheça abaixo algumas das peças que não podem faltar no guarda-roupas da mulher de estilo clássico:
Camisa Branca
A camisa branca de botões é a própria definição de “clássico”! Ela é uma peça antiga, usada há muito tempo, e não possui qualquer perspectiva de ser deixada de lado pelas mulheres atuais.
A camisa branca é versátil, do jeito que a mulher clássica gosta. Pode muito bem ser a estrela de um visual sério e sofisticado para o trabalho e nas horas vagas ser combinada com peças mais despojadas, criando um look lindo e despreocupado.
Blazer
Já ouviu falar em visual “tailleur”? Esse é aquele estilo bem sério, marcado pelo terninho e outras peças formais no visual feminino. Para muita gente esse é o sinônimo do visual clássico, mas a verdade é que esse é apenas um braço, por assim dizer, desse estilo.
Para mantê-lo em sua rotina, a mulher clássica não abre mão de um blazer no seu guarda-roupas. Combinada com a camisa branca ou com diferentes blusas de seu closet, a peça deixa qualquer combinação com mais autoridade.
Como gosta de fazer combinações certeiras e sem erros, o blazer da mulher clássica é sempre em cores neutras que combinam com tudo, como o branco, o preto, o cinza e o marinho.
Saia Lápis
A saia lápis é outra peça que contribui muito na hora de montar um visual tailleur. A combinação de blazer e saia lápis é a preferida de mulheres que estão no poder, como presidentes, ministras e primeiras damas.
No entanto, não se engane: a saia lápis do estilo clássico feminino não é usada apenas para os looks formais! Ela também é carregada de versatilidade e pode ser usada pelas mulheres em diferentes combinações, para situações distintas, que vão garantir o visual apropriado para a ocasião.
Portanto, as preferidas são novamente as de tons neutros, mas é possível optar por peças estampadas que adicionem mais informações ao visual sem exagerar. Nesse caso, as estampas preferidas são – adivinhe? – as clássicas: Xadrez Príncipe de Gales, risca de giz e espinha de peixe, por exemplo.
Calça Alfaiataria
Para sustentar o seu visual clássico, sério e de respeito, muitas mulheres têm a calça de alfaiataria como a sua preferida. Diferente das calças sociais, que costumam ser mais fininhas, a calça de alfaiataria é feita com tecidos mais estruturados, o que garante um visual mais definido para a peça.
Com esse tipo de calça, desde os looks para o trabalho até aqueles para o passeio com a família podem ser montados.
Blusa listrada
Outra boa definição para a palavra “clássica” na moda: a blusa listrada! Essa peça já foi reinventada de diferentes formas mas sempre carrega a mesma essência tradicional. Sejam listras horizontais ou verticais, sempre haverá uma blusa listrada (normalmente preta e branca) no guarda-roupas do estilo clássico!
Acessórios que complementam o estilo clássico
Quando o assunto são os acessórios do estilo clássico feminino, a regra geral continua a mesma: opte por peças que já possuem um visual estabelecido e conhecido por todos e que não vai sair da moda tão cedo.
Pensando nas jóias, podem ser brincos de pérolas, argolas sem muitos exageros e correntes delicadas, discretas, que adicionam brilho de forma contida ao visual. As peças são contidas, mas é visível que são de bom gosto!
Quanto aos sapatos, o Scarpin não pode faltar! Além dele, a sapatilha do tipo bailarina e o tênis para os momentos mais relaxados são obrigatórios.
Outro acessório, bem marcante, do estilo clássico é a bolsa. O mais comum é encontrar as mulheres que seguem esse estilo carregando bolsas espaçosas, feitas para durar e para serem usadas em todas as ocasiões do dia a dia.
Mas não pense naquela bolsa surrada, castigada pelo uso contínuo, viu? Elas escolhem peças de qualidade, com materiais mais estruturados que garantem uma boa durabilidade e ótima aparência para a bolsa.
Como usar o estilo clássico no meu dia a dia?
Com o que você já aprendeu até aqui, não é tão difícil encontrar a resposta dessa pergunta, você não acha? Para usar o estilo clássico no dia a dia, basta fazer escolhas que te levem para as combinações mais tradicionais, com peças ilustres, fáceis de combinar uma com a outra.
Ainda assim, será preciso adaptar o estilo para cada ocasião do dia a dia, e o nosso blog te ajuda com isso:
Usando o estilo clássico para trabalhar
Para usar o estilo clássico no trabalho, não tem segredo: o trabalho é como se fosse o habitat natural desse estilo! Mesmo que a mulher não trabalhe em ambientes muito sérios, como os escritórios de advocacia, ela pode combinar peças com ares formais para criar os looks do dia a dia no trabalho.
Blusas, camisas, blazers, saias e scarpins são super comuns.
Usando o estilo clássico em festas
Nas festas, a sofisticação e a seriedade do estilo clássico feminino podem ser demonstradas pela escolha das peças com cores mais contidas, cortes retos e de materiais de qualidade. Um bom vestido tubinho preto, por exemplo, combinado com o mix de acessórios certos garante o visual para a noite!
Usando o estilo clássico de forma despojada
Até na saída com as amigas ou no final de semana com a família, quando não há necessidade de peças tão formais, o guarda-roupas de estilo clássico pode ser adaptado para oferecer conforto e continuar demonstrando a imagem respeitosa e sóbria que as mulheres clássicas têm.
Por exemplo, a combinação da calça alfaiataria com peças mais básicas e despojadas, como uma T-shirt e uma sandália de dedos. Por ser uma escolha versátil, as correntes com pingentes que a mulher clássica guarda no seu porta-jóias cabem muito bem no look, adicionando o brilho e elegância na medida certa para a ocasião!
Independente da ocasião e do look escolhido, o que é inegável no estilo clássico é sua ligação com as peças consagradas no mundo da moda, que todo mundo ama. Com isso em mente, você pode investir cada vez mais nesse estilo e descobrir como ele se encaixa no seu dia a dia.
Para te ajudar a descobrir e aprimorar o seu estilo, o blog da Vanessa Prado é atualizado todas as semanas com mais dicas como estas. Por isso, esperamos te ver aqui novamente em breve, ok?
Até logo!
Olá, deixe seu comentário para Dicas para ser uma Revendedora de Sucesso!